Estamos Aqui Também

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ACADEMIA PLANET HEALTH NOTÍCIAS - Obesidade e Musculação - Um caminho para o tratamento

A musculação é o melhor caminho para tratar a obesidade, mas a discriminação contra obesos nas academias é um grande obstáculo.
Porque a musculação é o melhor caminho para perder peso?

O número de pessoas obesas vem aumentando assustadoramente no mundo todo. Nos estados unidos, estima-se hoje um percentual de mais ou menos 50% da população com peso bem acima dos limites ideais e no Brasil já chegamos a quase 40% da população com sobrepeso. O sedentarismo, o conforto e as comodidades da vida moderna, tais como elevador, escada rolante, controle remoto, automóvel, transportes em geral, aparelhos eletro-eletrônicos e, ainda, a televisão e o micro-computador, são responsáveis por grande parte da gordura que se acumula nas pessoas. estastísticas também demonstram que os adolescentes desta década tem cerca de 15% menos massa óssea do que os da década passada, em decorrência dos computadores domésticos e video games, os quais levam ao sedentarismo.
Quais são os principais causas do sedentrarismo?

Diariamente, milhões de obesos buscam curas milagrosas para eliminar gordura, como dietas da moda, chás, remédios vendidos por telefone, simpatias e outras inutilidades lucrativas. Como endocrinologista, posso afirmar, com todo o respaldo científico, que a obesidade é uma doença metabólica genética, e, portanto, hereditária. e, como os alimentos estão cada vez mais gordurosos, calóricos, apetitosos pelo apelo de televisão, come-se mais comida "engordativa" e gasta-se cada vez menos. Qual, então, a melhor conduta para um tratamento eficiente? evidentemente, deve-se reduzir as quantidades de calorias ingeridas(principalmente as que sejam provenientes de alimentos com gorduras) e aumentar o gasto diário, principalmente às custas de atividade física.
Vemos diariamente pacientes obesos sendo orientados para praticar atividades físicas aeróbicas,ou seja, esteira, bicicleta, corrida, ginástica aeróbica, pois, segundo a maioria, são só essas atividades que emagrecem, o que realmente não é verdade. após anos de consultório, com avaliação de resultados práticos, leitura de trabalhos científicos, acompanhamento de pacientes em academias, podemos afirmar que, com toda a certeza, a melhor atividade física a se recomendar para os obesos é a musculação, por vários aspectos;
Quem perde mais gordura os exercícios aeróbios ou a musculação ?
A maioria dos pacientes obesos que procura tratamento e orientação está sem atividade física e, portanto, sem condicionamento cardiovascular.Desta forma, é até perigosa a pratica de atividade aeróbia sem acompanhamento cardiológico; - por não terem condicionamento, esses pacientes atingirão a fadiga muito rapidamente, levando à desistência da atividade, por causa da combinação cansaço / falta de resultados práticos; - com a musculação, o paciente pode dosar a velocidade e a carga dos pesos utilizados, bem como o número de repetições, que será ajustado progressiva e gradativamente, sem sobrecarga cardíaca; - com a musculação, ocorre aumento da massa muscular (massa magra), o que leva ao aumento do metabolismo, que é a quantidade de calorias que o indivíduo gasta em repouso, dormindo. Ou seja, quanto maior for a quantidade de massa muscular mais calorias se gastam, mesmo quando não se esta treinando.
Porque a musculação é melhor escolha para começar a prática de exercícios físicos?
Já no trabalho aeróbico ocorre queima durante a atividade física depois não, portanto nos dias em que não há treino, não há queima , ocorrendo o contrário com o praticante de musculação; - com o emagrecimento o simples fato de estar mais leve faz com que o obeso passe a gastar menos calorias e, as vezes, o tratamento emperra, mesmo que o paciente continue na mesma dieta. a musculação, pelo que já foi dito, evita que o paciente pare de emagrecer;- a melhora do tônus muscular faz com que haja redução do volume de abdomen, evitando-se bastante o fenômeno da flacidez subsequente ao emagrecimento. Harmoniza-se com muito mais resultado a estética corporal, com resultados visuais muito mais rápidos e evidente, uma recompensa que evita a desistência,;- a aptidão para as atividades do dia-a-dia melhora consideravelmente.; - os níveis de serotonina, beta-endorfina e hormônio de crescimento aumentam, dando uma sensação de bem estar e juventude ao paciente, sem contar, do ponto de vista psicológico, a auto-estima é bastante estimulada;- para a prática de musculação, os horários são livres, não havendo o problema ou a desculpa de faltar por ter perdido a hora ou por falta de tempo;- com o aumento da massa muscular, a restrição alimentar, pelo menos em quantidade, pode ser menos drástica, dando mais liberdade, o que não tira do paciente o prazer de comer.
Quais as vantagens da musculação no processo de emagrecimento?
Poderíamos ficar enumerando muitos outros pontos positivos, mas vamos falar um pouco dos negativos, que podem ser evitados por bons profissionais. Um dos riscos, que ocorrem com frequência, é o não cuidado redobrado com pacientes hipertensos, com lesões de coluna pré-existentes, joelhos,bem como patologias ortopédicas. Há como se evitarem lesões de treinamento não se prescrevendo exercícios potencialmente, lesivos e corrigindo postura e anatomia do movimento, inclusive otimizando resultados até para quem não tem lesões prévias. Constragimento, que seria uma auto-discriminação, por não aceitação da própria imagem. Essa não aceitação pode ser utilizada positivamente como estímulo e busca de um objetivo. Felizmente, vejo cada vez mais adeptos da musculação, sejam homens, mulheres, gordos ou magros, e os benefícios à saúde certamente serão frutos que , um dia, mais e mais pessoas poderão colher.

Dr Joao Alberto Ferreira de Mattos especializado em ndocrinologia e medicina ortomolecular, membro da associacao Brasileita de Estudos da Obesidade, presta assessoria médica a academias particulares.

0 comentários:

Postar um comentário

Últimas Notícias

Confira Hoje!